A forma com que você reage a imagens “nojentas” pode revelar se você é de direita ou de esquerda

Uma nova pesquisa realizada pela Virginia Tech afirma que imagens podem revelar a orientação política das pessoas. Analisando as ondas cerebrais dos participantes, os neurocientistas chegaram à conclusão que conservadores possuem maior tendência a não gostar de imagens “nojentas”.
A equipe recrutou 83 voluntários para realizar o experimento. Passando uma série de 80 imagens (neutras, ameaçadoras, agradáveis e nojentas), os participantes estavam sendo analisados por ressonâncias magnéticas. Depois disso, eles tiveram que descrever as imagens e responder a um questionário que definia a orientação política em liberal, moderado ou conservador.


Os resultados, então, passaram por um algoritmo que comparava toda a movimentação cerebral de liberais e conservadores durante as imagens mais pesadas (como mutilação humana, cenas de gore e restos de animais). Para ambos os grupos políticos, as imagens das ressonâncias foram muito distintas. A equipe percebeu que as pessoas com maior sensibilidade a essas imagens faziam parte dos conservadores.

Apresentando aumento de atividade em regiões previamente conhecidas como “reações de nojo”, os conservadores se diferenciaram muito dos liberais nas ressonâncias tiradas pela equipe.

“Na realidade, as respostas cerebrais foram tão fortes que nós conseguimos descobrir com 95% de exatidão se a pessoa é liberal ou conservadora com apenas uma foto”, diz Montague, autor do estudo “Isso foi surpreendente e não me recordo de algo que poderia definir algo tão complexo de maneira tão simples”, conclui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.